Desenvolvendo OLAP, Reporting e Dashboard com Pentaho (FRONT1000)

Você aprenderá muito sobre o uso das ferramentas Pentaho para a implementação de front-end de BI como: OLAP, Reporting e Dashboard

FRONT1000

Baseado em 8 avaliações
  • 64 Alunos matriculados
  • 16 Horas de duração
  • 68 Aulas
  • 3 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 37,66 (ou R$ 375,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Curso muito bem estruturado! Didática Excelente e material completo. Parabéns!!!"
ECILA ALVES DE OLIVEIRA MIGLIORI
mais avaliações

Sobre o Curso

Neste curso, você irá aprender muito sobre o uso das ferramentas Pentaho para a implementação de front-end (OLAP, Reporting e Dashboard) para soluções de  Business Intelligence, passando pelo desenvolvimento dos processos de geração dos cubos OLAP para as atividades de analytics e for fim disponibilizando Reports e Dashboards. Tudo isso inserido em uma metodologia que conduz o aluno pelas fases reais de um projeto de construção de front-end para Business Intelligence.


Objetivos da Aprendizagem

  • Preparando a infraestrutura do servidor Pentaho
  • Os conceitos de OLAP e como desenvolver com o Pentaho Analysis (Mondrian)
  • Os conceitos de Reporting e como desenvolver com o Pentaho Report Designer
  • O que é, para que serve e como usar a Console do Usuário Pentaho
  • Criar e implementar painéis de controle (Dashboards) com as ferramentas CTools


Benefícios do Curso

O Aluno terá o entendimento completo das ferramentas de front-end da Pentaho (OLAP, Reporting e Dashboard) a serem utilizadas na implementação de uma solução visualização para Business Intelligence. Através de exercícios práticos e seguindo um roteiro de Projeto, o aluno poderá desenvolver o seu projeto real logo em seguida ao término do treinamento.


Ferramentas utilizadas neste treinamento

  • Pentaho BAServer Community Edition
  • Pentaho Schema Workbench Community Edition
  • Pentaho Report Designer Community Edition
  • Pentaho Dashboards (C*Tools) Community Edition
  • Saiku Analytics Community Edition


Requisito desejável para um melhor aproveitamento

  • Ter cursado o treinamento DIM1000 ou ter conhecimento equivalente


Idioma

Ministrado em Português e Material didático em formato eletrônico em Português


Conteúdo Programático

  • Introdução ao Pentaho Server (Pentaho User Console)
    • Entendimento dos principais componentes do Pentaho BI Server
    • Entendendo os Repositórios de Metadados
    • Entendendo o Marketplace e seus pacotes de instalação
    • Criação de usuário e grupos de usuários no Pentaho User Console
    • Criação de conexão JDBC
    • Configurando o servidor para envio de e-mail
    • Considerações sobre Deployment, Segurança e Fonte de Dados
    • Instalando e Configurando o Pentaho User Console
    • Conceitos OLAP
    • Arquitetura OLAP
    • Introdução ao Pentaho Analysis (Mondrian)
    • Linguagem MDX
    • Cubos OLAP no Pentaho Analysis
    • Usando o SAIKU Analytics como cliente OLAP
    • Implementando dimensão em conformidade (conformed dimension)
    • Controle de acesso a documentos e dados (row level security)
    • Optimizando as respostas com tabelas agregadas (aggregation tables)
    • Criando Dimensões de Papeis Variados (role playing dimension)
    • Criando Cubos Virtuais e medidas virtuais
    • Publicação de schemas OLAP
    • Criação de cubo OLAP com multiplas dimensões
    • Compartilhamento de documentos entre usuários e grupos de usuários
    • Criação de medidas calculadas
  • Introdução ao Pentaho Reporting
    • Criando relatórios parametrizáveis
    • Inserindo gráfico em relatórios
    • Agendando a execução de relatórios para criação de cache
    • Publicando relatórios no Pentaho User Console
    • Criando quebras nos relatórios
    • Agendando um relatório e enviando-o por email
  • Conceitos de Dashboards
    • Introdução ao Pentaho Dashboards e as ferramentas CTools
    • Desenvolvendo dashboards com o CTools (CDE, CDF, CDA e CCC)
    • Criando conexões usando o Community Data Access (CDA)
    • Criando gráficos usando o Community Charts Components (CCC2)
    • Criando interação entre gráficos CCC2
    • Criando Dashboards usando o Community Dashboard Editor (CDE)


Prova

Ao final do curso será disponibilizado ao aluno uma prova para avaliar o seu aproveitamento. Acertando 60% das questões, o aluno receberá automaticamente o certificado de conclusão do curso.


Formato Presencial ou Online ao vivo

Caso esteja interessado neste curso, mas em um formato presencial ou online ao vivo, veja a nossa programação em Calendário de Cursos


Material didático

Além do acesso ao ambiente das video aulas que servem de apoio a realização do curso, iremos encaminhar em até 24 horas úteis, depois da comprovação do pagamento, o material didático que inclui Apostilas de Exercícios e Slides, ambos em formato eletrônico (PDF), mais arquivos complementares. Para não atrasar o processo é extremamente importante adicionar ao cadastro na plataforma o seu CPF, pois sem o mesmo, teremos que pedir a você e isso pode atrasar um pouco a liberação do material.  


Metodologia do curso

O curso é formado por material didático totalmente atualizado com a versão 8.1 e é ele que deve ser seguido para a realização do mesmo. Disponibilizamos também video aulas na versão 6.1 para apoio aos exercícios, pois mesmo não sendo a versão mais atual, as diferenças são poucas e estão todas contempladas no material didático. Também faz parte da metodologia, a abertura de chamado técnico para esclarecer uma dúvida e/ou resolver um problema. Caso o material didático, as video aulas e o chamado técnico não sejam suficientes para esclarecermos a dúvida e/ou resolver o problema, um agendamento via Whatsapp ou Skype ou Hangout, será feito com o instrutor no intuito de sanar todas as dúvidas e problemas.


Contratando esse curso, você está automaticamente aceitando o TERMO DO CONTRATO.

OBSERVAÇÃO: É importante o uso do fone de ouvido. Com ele a experiência do audio será extremamente melhor

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Este curso é dedicado a Consultores de Business Intelligence, Analistas de Sistemas, Arquitetos de Data Warehouse, Desenvolvedores de Sistemas, DBA’s e Programadores.

Ricardo Gouvea
"Profissional com mais de 18 anos na área de desenvolvimento de projetos de DW e BI e também profissional Certificado pela Pentaho (A Hitachi Group Company)"

       

Formado em administração de empresas – Carreira Profissional com mais de 23 anos em TI – 18 dedicados ao desenvolvimento de projetos de BI – Iniciou carreira no Banco Bradesco como analista de suporte técnico e em 1999 deu inicio em sua trajetória com BI, trabalhando no principal parceiro da Business Objects no Brasil. Passou pela americana Sagent Inc como consultor pre-venda América Latina e desenvolveu ao longo deste período inúmeros projetos, dentre eles: Porto Seguro, Intermédica, Pfizer, SEESP, USP, Unibanco, Ambev, Cheminova, Sifra. 

Atualmente é Proprietário e Diretor de Operações da Open Consulting Brasil, empresa especializada e dedicada ao trabalho com Pentaho, responsável pelo blog planetapentaho.com.br e Professor Universitário.

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 



Conteúdo Programático

  • 1. Índice da preparação do ambiente
  • 2. A estrutura de diretórios
  • 3. Baixando os softwares da Suite Pentaho
  • 4. Baixando os softwares de apoio
  • 5. Instalando e configurando os softwares de apoio
  • 6. Instalando e configurando os softwares da Suite Pentaho
  • 7. Configuração complementar ao modulo BA Server
  • 8. Configuração complementar ao módulo OLAP
  • 9. Configuração Complementar ao Módulo Dashboard
  • 1. Metodologia do curso
  • 2. Os entregáveis do projeto
  • 3. Pentaho, solução lider em Business Analytics
  • 4. Módulos do curso FRONT1000
  • 5. Módulo Pentaho BA Server
  • 6. Módulo Pentaho Analysis
  • 7. Compreendendo o conceito OLAP
  • 8. Conhecendo o Pentaho Analysis
  • 9. Cubos OLAP no Pentaho Analysis
  • 10. Módulo Report Designer
  • 11. Conhecendo o Pentaho Report Designer
  • 12. Módulo Dashboard com CTools
  • 13. Conhecendo o Pentaho Dashboards com CTools
  • 14. Apresentando o Community Dashboard Editor
  • 1. Usando a Pentaho User Console
  • 2. Criando usuário e grupo de usuários
  • 3. Criando uma nova conexão JDBC no BA Server
  • 4. Configurando o servidor de email SMTP
  • 5. Lendo o arquivo de log
  • 6. Executando o Workbench
  • 7. Configurando a conexão com o banco de dados
  • 8. Criando o Schema
  • 9. Mapeando o cubo
  • 10. Mapeando a tabela fato
  • 11. Mapeando uma medida da tabela fato
  • 12. Mapeando a dimensão tempo - Parte I
  • 13. Mapeando a dimensão tempo - Parte II
  • 14. Mapeando a dimensão tempo - Parte III
  • 15. Mapeando a dimensão tempo - Parte IV
  • 16. Testando a conexão do Cubo
  • 17. Testando a execução do Cubo
  • 18. Publicando o Schema Motor Inc
  • 19. Criando uma nova visão analítica - Parte I
  • 20. Criando uma nova visão analítica - Parte II
  • 21. Adicionando a dimensão cliente
  • 22. Adicionando a dimensão produto
  • 23. Adicionando a dimensão degenerada status
  • 24. Adicionando a dimensão vendedor
  • 25. Adicionando a medida Preço Total
  • 26. Adicionando uma medida calculada
  • 27. Criando highlights measures
  • 28. Compartilhando documentos
  • 29. Restringindo acesso a dados
  • 30. Melhorando o desempenho das análises
  • 31. Criando cubos virtuais
  • 32. Meu primeiro relatório com o assistente
  • 33. Criando um novo relatório pelo Report Designer
  • 34. Usando funções no relatório
  • 35. Criando quebra no relatório
  • 36. Publicando um relatório no BA Server
  • 37. Criando um prompt para o relatório
  • 38. Inserindo um gráfico no relatório
  • 39. Agendando a execução de um relatório
  • 40. Minha primeira conexão usando o CDA
  • 41. Meu primeiro componente CCC
  • 42. Meu primeiro layout usando o CDE
  • 43. Criando um novo Dashboard, mas iniciando pelo layout
  • 44. Adicionando conexão e componentes - Parte 1
  • 45. Adicionando conexão e componentes - Parte 2
  • FRONT1000
Voltar ao topo