Migrando o repositório de metadados do Pentaho Server (tuto002)

Você aprenderá neste curso do tipo tutorial com suporte a migrar o repositório de metadados do Pentaho Server que originalmente vem em hSQL para o MySQL.

TUTO002

Baseado em 1 avaliações
  • 40 Minutos de duração
  • 2 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 mês de suporte
Parcele em 12x R$ 20,08 (ou R$ 199,90 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Ótimo curso ! Precisamos de mais cursos com esse nível de detalhamento, Parabéns... "
Arthur Pinangé
mais avaliações

Este curso do tipo tutorial com suporte apresenta de forma prática como fazer a migração das bases do Hibernate, Quartz e Jackrabbit que originalmente usa o banco de dados hSQL para o MySQL.

O aluno vai praticar uma sequencia completa da migração, desde a criação dos bancos de dados no MySQL até as mofificações em vários arquivos de configurações, por último fará o start do Pentaho Server baseado no MySQL.

Benefícios do Curso
Essa é uma migração recomendada para ambientes de produção, pois o hSQL é um ótimo banco de dados, mas para ser utilizado em um teste, um treinamento, te-lo como bando de dados de um ambiente de produção não é recomendado, haja visto que a versão Enterprise do Pentaho traz o PostgreSQL como banco de dados do repositório de metadados. Migrando o seu repositório de metatados para o MySQL, PostgreSQL, Oracle, SQL Server, trará a sua arquitetura uma situação mais confortável, podendo incluir esses novos bancos em sua política de backup e contar com o apoio de seus DBAs.

Ferramentas utilizadas neste treinamento
Pentaho Server Community Edition

Requisito desejável para um melhor aproveitamento
Já ser um profissional Pentaho com conhecimento em Pentaho Server


Idioma
Ministrado em Português

Conteúdo Programático
Executando os scripts de banco de dados
Configurando o Quartz
Configurando o Hibernate
Configurando o MySQL
Configurando o Context
Configurando o Spring
Configurando o Jackrabbit
Configurando o hSQL
Iniciando o serviço do Pentaho Server


Material didático

Além do acesso ao ambiente das video aulas que servem de apoio a realização do curso, iremos encaminhar em até 24 horas úteis, depois da comprovação do pagamento, o material didático que inclui Apostilas de Exercícios e Slides, ambos em formato eletrônico (PDF), mais arquivos complementares. Para não atrasar o processo é extremamente importante adicionar ao cadastro na plataforma o seu CPF, pois sem o mesmo, teremos que pedir a você e isso pode atrasar um pouco a liberação do material.  


Metodologia do curso

O curso é formado por material didático totalmente atualizado com a versão 8.1 e é ele que deve ser seguido para a realização do mesmo. Disponibilizamos também video aulas na versão 6.1 para apoio aos exercícios, pois mesmo não sendo a versão mais atual, as diferenças são poucas e estão todas contempladas no material didático. Também faz parte da metodologia, a abertura de chamado técnico para esclarecer uma dúvida e/ou resolver um problema. Caso o material didático, as video aulas e o chamado técnico não sejam suficientes para esclarecermos a dúvida e/ou resolver o problema, um agendamento via Whatsapp ou Skype ou Hangout, será feito com o instrutor no intuito de sanar todas as dúvidas e problemas.


Contratando esse curso, você está automaticamente aceitando o TERMO DO CONTRATO.

OBSERVAÇÃO: É importante o uso do fone de ouvido. Com ele a experiência do audio será extremamente melhor

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

Este curso é dedicado a profissionais que já atuam com Pentaho, principalmente Pentaho Server

Ricardo Gouvea
"Profissional com mais de 18 anos na área de desenvolvimento de projetos de DW e BI e também profissional Certificado pela Pentaho (A Hitachi Group Company)"

       

Formado em administração de empresas – Carreira Profissional com mais de 23 anos em TI – 18 dedicados ao desenvolvimento de projetos de BI – Iniciou carreira no Banco Bradesco como analista de suporte técnico e em 1999 deu inicio em sua trajetória com BI, trabalhando no principal parceiro da Business Objects no Brasil. Passou pela americana Sagent Inc como consultor pre-venda América Latina e desenvolveu ao longo deste período inúmeros projetos, dentre eles: Porto Seguro, Intermédica, Pfizer, SEESP, USP, Unibanco, Ambev, Cheminova, Sifra. 

Atualmente é Proprietário e Diretor de Operações da Open Consulting Brasil, empresa especializada e dedicada ao trabalho com Pentaho, responsável pelo blog planetapentaho.com.br e Professor Universitário.


Conteúdo Programático

  • 1. Migrando o repositório de metadados do Pentaho Server do hSQL para o MySQL

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo